sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

AFP pede desculpas. EFE fica em silêncio

O diretor regional da Agência France-Presse (AFP) para a América Latina enviou, às 23h30 (horário de Salvador) para A TARDE nota desculpando-se pela distribuição equivocada da foto do terremoto da China como se fosse a da tragédia no Haiti. A agência EFE, que também distribuiu a foto, permanece em silêncio. Eis a nota na íntegra:

Montevideo, 15/1/2010

"Bom dia. Apresentamos nossas desculpas pelo envio, em nosso serviço, de uma foto errônea publicada em sua edição de 14 de janeiro.

Algumas horas após o anúncio do terremoto no Haiti, nosso escritório de Washington procurou recuperar imagens por diferentes fontes, enquanto nossas equipes de fotógrafos e jornalistas começavam a se mobilizar em condições muito difíceis, sem possibilidade de comunicação. Várias fotos foram, então, obtidas no site de relacionamentos Twitter e enviadas com uma legenda precisando a fonte e, ao mesmo tempo, a nossa incerteza de poder certificar sua origem. A maior parte das imanges foram, efetivamente, tiradas após a catástrofe, mas duas delas se revelaram falsas. Uma dessas fotos mostrando os danos causados pelo sismo foi, na realidade, tirada após um tremor de terra no Chile, tendo sido retomada pela AFP e outras agências.

Quando o serviço foto da AFP se deu conta da manipulação, duas horas após o envio das imagens, foi transmitida uma nota de alerta a todos os nossos clientes pedindo que não as utilizassem e as invalidassem. Elas foram também retiradas de nosso site ImageForum.

Este erro, eu sei, causou sérios transtornos. Estamos desolados. Acreditem, estaremos vigilantes para não repeti-lo. Em seguida ao incidente, decidimos reforçar nossos sistemas de verificação para que este tipo de episódio não volte a acontecer, além de estudar a forma de melhorar a eficácia de nossos alertas junto a nossos clientes.

Cordialmente,

Francis Kohn, diretor regional para América Latina

Um comentário:

  1. Erro reconhecido. Boa discussão sobre as novas tecnologias e rapidez da divulgação de notícis e imagens com a internet.

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