quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pompéia, Vesúvio e o Museu Arqueológico

O que mais me impressionou na visita à Itália foi Pompéia e os objetos que foram encontrados lá e estão em exposição no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, instalado em um prédio de 1615. A visita a eles e ao Vesúvio se complementam. Quem não vai a um deles perde a dimensão da grandeza dos seres humanos daquela época e da grande tragédia que se abateu sobre a região.

O material é fenomenal. Engloba os diferentes estilos de pintura existentes antes de Cristo; trabalhos lindíssimos de vidro, cuja técnica foi desenvovida no século 1 D.C; instrumentos cirurgicos e muito, muito mais. Fiquei fascinado.

Impressionou-me como o homem conseguiu desenvolver tudo isso com parcos recursos. Orgulhei-me da nossa espécie.

Vi que há muita coisa para se estudar e que aprendemos muito pouco. Eu, por exemplo, desconhecia as diferentes escolas de pintura dessa época. Nenhum professor falou sobre isso. Tive vontade de largar o jornalismo - cada dia mais burocrático - para pesquisar sobre essa área.

O acervo inclui uma máquina de desenrolar papiros, pois poucos milhares foram preservados pelas cinzas, após a erupção do Vesúvio, no ano 79. O equipamento ajudou a esclarecer muitos detalhes da vida naquela época.

Tudo isso é apenas uma das coleções existentes no Museu, que possui ainda a  Coleção Egípcia (composta de coleções privadas e que inclui peças de Pompéia e outras cidades da região de Campanha), as Epígrafes (com importantes inscrições gregas, etruscas e latinas), o Gabinete Secreto (inicialmente gabinete de objetos obscenos, que estava fechado), os Mosaicos (seção formada por fragmentos de decoração de pisos e paredes de Herculano, Pompéia e Stabiae, com emblemas, cenas e figuras de inspiração grega), além de exposições avulsas.

As fotos acima são de Pompéia. Ao lado e abaixo imagens da boca do Vesúvio, do início de minha escalada, do Museu Arqueológico de Nápoles, de um dosquadros e da máquina de desenrolar papiros.




























2 comentários:

  1. Pai, fantástica a viagem. Conhecer cada pedacinho do mundo já é um presente, e um presente daqueles que nos fazem pensar que não conhecemos quase nada...
    Saudade...beijão!

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria de conhecer pompéia ,deve ser mto bonito e legal .desculpe- me perguntar mais quanto vc pagou??????????

    ResponderExcluir