quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Meu currículo


Experiência profissional



Outubro de 2010                Salvador - BA

Jornal Massa!

Secretário de redação

* Criação e planejamento do jornal popular Massa!, do grupo A TARDE em conjunto com a empresa de consultoria Cases i Associatis e do jornalista Ricardo Mendes. O jornal é um case, chegou a média mensal de 23 mil exemplares, 22º do IVC em venda avulsa, sem os investimentos em promoção, marketing e distribuição previstos. Segundo dados do Ibope, atingimos em abril a média de 288 mil leitores/dia. Somos o segundo jornal em venda avulsa na cidade.



Julho de 2006                     Salvador - BA

Jornal A TARDE

Secretário de redação


* Coordenação do trabalho de edição de todo o jornal

Edição da primeira página.

Planejamento de cadernos e coberturas especiais

Participação em questões estratégicas de gerenciamento e funcionamento da redação

Participação no processo de convergência de mídias

Substituto do editor-chefe durante as férias (2008 a 2011)

Desenvolvimento de projetos (jornal popular e reformulação do processo de funcionamento de editorias)

Gestão de pessoal

Criação da revista Camarote

Coordenação geral da cobertura de Carnaval

Criação do jornal popular MASSA!



Prêmios e indicações
Primeira página sobre a posse da presidente Dilma Roussef ganhou prêmio da SND de excelência em designer

Finalista do Prêmio Esso, em 2008. Categoria primeira página. Primeiro lugar na comissão de avaliação com o trabalho “Tragédia em sete atos”, sobre a morte de torcedores e os fatores que colaboraram para a ocorrência do acidente, no estádio da Fonte Nova, durante o jogo Bahia x Vila Nova, pela série C do Brasileirão. Concorreram 103 primeiras páginas de todo o País.

Primeira página sobre a posse do presidente Barack Obama foi escolhida pelo , elaborada por mim, foi escolhida entre as 30 mais criativas do mundo e incluída no livro “President Obama – Election and Inaugurtion”, que transformou-e em best-seller, nos Estados Unidos, em 2009.

Primeira página sobre a posse da presidente Dilma ganhou o prêmio de excelência em designer da SND




Agosto de 2001 – Janeiro 2007    Rio de Janeiro - RJ

Universidade Estácio de Sá

* Professor do curso de Comunicação Social e coordenador de Mídia Impressa do Campus Rebouças

Assessor da direção do curso de Comunicação (2005 – saída a pedi­do: janeiro de 2006)

Coordenador do Departamento de Mídia Impressa (2002 – saída a pedido: março 2005)

Professor de Redação Jornalística I, Redação Jornalística IV e Plane­jamento Editorial.

Editor do suplemento Planejamento, treinamento e formação de equipes: 1º Fórum Internacional de Futebol, publicado em parceria com o jornal Lance! (tablóide, 12 páginas, 2004).

Editor do suplemento Esportes e Profissões, publicado em parceria com o jornal Lance! (tablóide, 12 páginas, 2003).

Editor do jornal Exitus, cujo objetivo é ressaltar a atuação de alunos e professores da universidade em diversas áreas (1º semestre de 2004).

Editor do jornal laboratório DIREITO E CIDADANIA, publicado em parceria com Jornal do Brasil.

Editor do jornal mural PAPEL DE PAREDE, segundo colocado na Expocom 2004.

Editor do ESTÁCIO NOTÍCIAS, publicado em parceria com o Jornal do Brasil

Editor da newsletter INFORME ESPECIAL.



Artigos

* “Proposta de produção de jornais populares”. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, volume XXVI, nº 2, ju­lho­/dezembro 2003.

“De pipocas, sorvetes e jornais”. Apresentação de proposta sobre saídas para a mídia popular. Publicado no site do Observatório da Imprensa, em 7 de junho de 2005.

“Tempero brasileiro para uma receita espanhola”. Artigo sobre novas tendências do jornalismo popular, a partir da experiência européia de jornais gratuitos. Publicado no Observatório da Imprensa e no site do curso de Master em Jornalismo para Editores, patrocinado pela Universidade de Navarra. Publicado nos dias 30 e 31 de agosto de 2005, respectivamente.

“Patrão, o trem atrasou, por isso estou chegando agora...”. Artigo sobre os motivos que levaram as empresas jornalísticas brasileiras a investirem tardiamente em novas experiências de jornais populares de qualidade. Observatório da Imprensa: 6 de setembro de 2005.

“Jornais populares: um mercado em ebulição”. Artigo sobre o lançamento de um novo jornal popular de qualidade no Rio e análise do mercado a partir desse lançamento. Observatório da Imprensa: 15 de novembro de 2005.



Orientação de projeto prático para conclusão de curso

Tema: “Grafite: contestação, marginalidade, arte e trabalho”. Aluna: Gabriela Fontoura Rodrigues. Nota: 10, 0 (DEZ). Banca formada pelo professor Ary Moraes.


Participação em bancas

Tema:"Valores-notícia do Jornal Massa! - Um estudo sobre os novos jornais populares". . Aluna: Louise Danielle Miranda Pita. Orientador: Fernando Conceição. Banca:Lia Seixas e Paulo Oliveira. Data: 11/07/2011.

Tema: “A imprensa e o agendamento do debate público: uma análise da inteferência do Jornal do Commercio e O Globo na vida política brasileira”. Aluna: Josiane Ferrara Câmara. Orientador: Milton Faccin. Banca: Leopoldo Guilherme Pio e Paulo Oliveira. Data: 09/12/04.

Tema: “A abordagem da violência urbana nos jornais O Dia e JB”. Aluna: Cíntia Sanguinetti Guimarães. Orientador: Milton Faccin. Banca: Leopoldo Guilherme Pio e Paulo Oliveira. Data: 03/12/04.

Tema: “A televisão e a eleição de Fernando Collor”. Aluno: Guilherme Calil de Carvalho Silva. Orientadora: Sandra Machado dos Santos. Banca: Beatriz Schimdt Araújo e Paulo Oliveira. Data: 26/11/04.

Tema: “O fotojornalismo de guerra na última década”. Aluno: André Augustus Coelho Cardoso. Orientador: Vinícius de Carvalho Monteiro. Banca: Paulo Oliveira e Sandra Machado dos Santos. Data: 07/06/04.

Tema: “História e vida das revistas femininas: uma visão sem pré-conceito”. Aluna: Alhanda Gomes de Moura. Orientadora: Beatriz Schimdt Araújo. Banca: Margot Ferreira Bárcia e Paulo Oliveira. Data: 04/06/04.

Tema: “A desqualificação da programação da TV brasileira”. Aluna: Márcia Cristina Soares dos Reis. Orientador: Vinícius de Carvalho Monteiro. Banca: Paulo Oliveira. Data: 01/12/03.

Tema: “Os bastidores da nova democracia. O papel da mídia impressa na eleição presidencial de 1989”. Aluna: Tatiane Franco Barreiro. Orientadora: Isabela Spagnolo. Banca: Charbelly Estrela e Paulo Oliveira. Data: 01/12/03.

Tema: “O papel do correspondente face aos avanços tecnológicos – A cobertura da Guerra do Iraque”. Aluna: Flórence Couto dos Santos. Orientadora: Isabela Spagnolo. Banca: Margot Ferreira Bárcia e Paulo Oliveira. Data: 20/11/03.




Julho de 2001 – Setembro de 2002                  Rio de Janeiro - RJ

GloboNews.com

Produtor de conteúdo sênior – Editoria Política

* Pautar; apurar, redigir e consolidar matérias. Editar página de política do sítio de notícias produzidas pelo sistema Globo (rádios, jornais, TV e associados). A função equivale ao cargo de subeditor.



Fevereiro 2000 – Março 2001                             Rio de Janeiro - RJ

Jornal do Brasil

Chefe de reportagem e Editor de Cidade

* Elaboração de pautas, coordenação de produção e edição de matérias. A tragédia do ônibus 174, a visita dos sem-teto ao principal shopping da cidade, mortandade recorde de peixes na Lagoa, edição dos cadernos especiais de carnaval, a divulgação do resultado do Inquérito Policial Militar da Marinha sobre as causas do afundamento do submarino Tonelero e as denúncias sobre a "banda podre" da polícia feitas pelo ex-coordenador de Segurança, Luiz Eduardo Soares, foram algumas das matérias publicadas com destaque neste período.


Janeiro de 2000 - Fevereiro de 2000                    Rio de Janeiro - RJ

Associação Comercial do Rio de Janeiro

Assessor-chefe de Imprensa

* Responsável pela edição de dois boletins quinzenais e uma revista mensal da instituição e pela divulgação das ações da direção e das comissões da entidade.



Setembro de 1998 – Julho de 1999       Fortaleza - CE

Jornal Hoje e Jornal O Povo

Idealizador e responsável pelo projeto gráfico e editorial do jornal, lançado em dezembro de 98.

Diretor de redação.

* Atendendo solicitação da direção da empresa, que editava o HOJE, transferiu-se com sua equipe para o jornal O POVO, o mais tradicional do Ceará, onde ocupou a função de editor-executivo.


Prêmios

Prêmio Esso Regional Nordeste, em 99. Participei da equipe responsável por uma série de matérias sobre o Caso Campelo, que provou o envolvimento do delegado nomeado para o cargo de Diretor Geral da Polícia Federal com a tortura do padre José Antônio de Magalhães Monteiro. Pressionado pela publicação de documentos que o ligavam à tortura, Campelo pediu exoneração três dias depois de tormar posse.



Fevereiro de 1998 – Agosto de 1998        Rio de Janeiro - RJ

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

Assessor-chefe de imprensa

Elaborou o projeto editorial da home-page do Ministério Público, divulgou nacionalmente as atividades do MP



Setembro de 1987– Agosto de 1997      Rio de Janeiro – RJ

Jornal O Dia

Pauteiro, Repórter Especial, Chefe de Reportagem, Subeditor de Cidade, Editor de Edições Regionais e Editor de Segmentação.

* Editor do Caderno Grande Rio, voltado para a Baixada Fluminense com edição dominical, entre 1989 e 1995. Este caderno foi o embrião das atuais edições regionais.

Como Editor de Edições Regionais participou da implantação, expansão e consolidação das sucursais das regiões Norte, Sul e Serrana. Entre fevereiro de 1994 e agosto de 1997 a vendagem do jornal nestas regiões teve um aumento médio de 102%.

Criação das edições regionais diárias da Baixada Fluminense, com tiragem superior a 120 mil jornais/dia, e da Grande Niterói, 40 mil jornais/dia.

Editor, coordenador e pauteiro de cadernos regionais temáticos, que ajudaram a mudar a mentalidade das autoridades e jornalistas locais, pois não se limitava a fazer matérias de interesse das empresas e prefeituras que patrocinavam os projetos. A Companhia Siderúrgica Nacional, por exemplo, patrocinou dois cadernos que chegaram a ser usados nas escolas da cidade de Volta Redonda. Neles, além dos feitos econômicos da CSN, eram tratados temas como demissão em massa e poluição provocada pela empresa.

Editor, coordenador e pauteiro do caderno de Carnaval de 1995.

Editor e coordenador da matéria que ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, em 1996. A matéria sobre um espancamento em Campos, cuja repórter Elis Regina Nuffer evitou a morte de um menor acusado de assassinar uma menina por ciúmes, dividiu o prêmio principal com a reportagem que revelou fotos dos presos políticos assassinados durante a ditadura militar publicada pelo jornal O Globo e desbancou dezenas de concorrentes de conceituados jornais e revistas nacionais (Isto é, Veja, Folha de São Paulo, etc.)

Participação na implantação do serviço O Dia On Line, site que mantém a média de 60 mil acessos/dia no provedor Universo On Line.

Participação na mudança editorial do jornal A Notícia, pertencente ao mesmo grupo de O Dia. Além de criar várias colunas, participar do projeto gráfico, contratei vários colaboradores para o jornal. Entre eles, Roberto Dinamite (ex-jogador do Vasco, Seleção Brasileira e deputado estadual) e Hélio de La Peña (integrante do grupo Casseta e Planeta). Em menos de três meses, a tiragem do jornal passou da média de 21 mil para 30 mil jornais/dia na capital.



Prêmios
Prêmio Esso por equipe na categoria contribuição à Imprensa pela mudança editorial do jornal O Dia, em 1988

Prêmio Fenaj de Jornalismo pela pauta e coordenação da série sobre o centenário de Abolição da Escravatura, em 1989

Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos com a série de matérias sobre a atuação de Grupos de Extermínios no Rio de Janeiro, em 1993.

Prêmio de melhor matéria do mês do jornal O Dia para a matéria sobre o extermínio, em julho de 1993.

Prêmio de melhor matéria do ano do jornal O Dia pela mesma reportagem, em 1993.



Trabalhos no exterior

Cobertura em Montevidéu dos preparativos da seleção uruguaia que decidiria com o Brasil uma das vagas para a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Reportagens e comentários feitos para O Dia foram republicados em jornais uruguaios.

Visita aos jornais Midi Libre, em Montpellier (França), que possui 14 edições regionais diárias, e El Periódico de Catalunya, em Barcelona (Espanha). Além de coletar informações sobre funcionamento e tecnologia usada por estes jornais, foi possível sugerir medidas que foram adotadas por O Dia. As visitas ocorreram no mês de janeiro de 1996.



Maio de 1985 – Setembro de 1987         Rio de Janeiro - RJ

Jornal do Brasil

Repórter e pauteiro.

* Elaboração de matérias exclusivas, como a cassação do diploma do médico Amílcar Lobo, que colaborou com torturadores durante a ditadura militar sob o pseudônimo de Dr. Cordeiro. E investigação que resultou na elucidação da morte de um francês, conhecido por ser um dos primeiros vendedores de sanduíches naturais nas praias da Zona Sul da cidade.

Titular da coluna sobre a história das ruas do Rio de Janeiro, publicada no Caderno de Cidade.




Maio de 1983 – Março de 1985             Rio de Janeiro - RJ

Revista Veja

Pesquisador e produtor de matérias.

* Elaboração do arquivo da sucursal Rio.

Escuta de rádio e autor de notas para as colunas Gente e Datas.



Fevereiro de 1983 – Abril de 1983         Niterói - RJ

O Fluminense

Estagiário e repórter

* Cobertura do noticiário de cidade.




Fevereiro de 1982 – Novembro de 1982           Rio de Janeiro - RJ

Jornal dos Sports

Estagiário.

* Reportagens de esportes amadores. Cobertura dos times de futebol da primeira divisão do Rio de Janeiro.



Maio de 1981 – Novembro de 1981     Rio de Janeiro - RJ

Gazeta de Notícias

Estagiário.

*Reportagens policiais e de cidade.





Dezembro de 1980 – Março de 1981    Santa Cruz do Sul - RS

Gazeta do Sul e Rádio Gazeta

Estagiário.

* Reportagens esportivas e cobertura das viagens do time local (Santa Cruz), que disputava o campeonato gaúcho.





OUTRAS ATIVIDADES


Janeiro 2012

Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)

Eleito para o biênio 2012-2013



Janeiro 2006 – Junho 2006           Rio de Janeiro-RJ

Escola Popular de Comunicação Crítica da Maré

* Coordenador e professor do curso de Extensão em Comunicação Integrada. O curso é voltado para jovens e adultos da Maré, Alemão, Jacarezinho, Mangueira, Vigário Geral e Baixada Fluminense, visando à formação de fontes qualificadas e comunicadores populares O projeto é da ONG Observatório de Favelas, com apoio da UFF, UFRJ, Uerj, Abraji, Afro-reggae e Associação dos Produtores Independentes de Vídeo.


Março 2006 – Junho 2006                Rio de Janeiro-RJ

Inmetro

* Produção de textos para a elaboração do relatório bianual do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial.





Janeiro 2006 – Abril 2006                  Rio de Janeiro-RJ

Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes)

Reestruturação da página da intranet do departamento de Recursos Humanos: inventário, padronização de textos e conteúdo e sugestões para a melhoria do projeto gráfico da página.



Dezembro de 2005 – Janeiro 2006     Rio de Janeiro-RJ

Fundação João Goulart (Prefeitura do Rio de Janei­ro)

Integrante da banca que elaborou as provas para o concurso de seleção de técnico legislativo em Comunicação Social da Prefeitura de Resende.



Novembro de 2005                      Rio Branco-AC

Uninorte-AC

* Professor do módulo “Tópicos especiais de Jornalismo Político”, do curso de Jornalismo Político (pós-graduação lato sensu). Carga horária: 30 horas.





Julho de 2005 – Julho 2006         São Paulo - SP

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji

* Instrutor do curso de Reportagem Auxiliada por Computador, já tendo ministrado cursos no jornal O Globo (RJ), TV Globo (SP) e TV Globo (MG).

Em outubro de 2005 participou como palestrante e ministrou oficina de RAC (Reportagem Auxiliada por Computador), no 1º Congresso Interna­cional de Jornalismo, organizado pela Abraji, na PUC-RJ.



Junho de 2005 – Outubro 2005     Rio de Janeiro – RJ

Multirio

*Desenvolvimento e aplicação de oficina de Jornalismo para professores da rede pública municipal entenderem técnicas e estética de jornais e revistas para incentivarem a implantação de meios impressos para os alunos. Entre os objetivos da oficina estão o desenvolvimento de senso crítico; incentivo à leitura; democratização da informação e despertar vocações.


Março de 2005 – Maio 2005         Rio de Janeiro – RJ

Petrobras

*Freela para elaboração (apuração e textos) de matérias para a publicação do Caderno Petrobras Amazônia, que consiste num especial de 60 páginas sobre a atuação da empresa na Região Amazônica.



Março de 2005 – Abril 2005          Rio de Janeiro – RJ

Editora Rio

* Edições de livros da coleção Gente. Os dois primeiros foram os do brigadeiro Mauro Granda e do senador Marcelo Crivella, ambos lançados em abril de 2005.




Fevereiro de 2005 – Maio 2005     Rio de Janeiro - RJ

Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

*Professor do curso livre de Jornalismo Popular. Carga horária total: 30 horas.



Outubro de 2004 – Maio 2005      Rio de Janeiro - RJ

Fundação João Goulart (Prefeitura do Rio de Janei­ro)

Integrante da banca que elaborou as provas para o concurso de seleção de repórter/redador e redator/editor de jornalismo da Multirio (Empresa Muni­cipal de Multimeiros – Multirio) e que julgou os recursos dos candi­datos.



Julho de 2004 – Outubro de 2004    Rio de Janeiro - RJ

Comitê Conde 15

*Coordenador de imprensa da campanha do candidato a prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde.

Edição, pauta e produção de conteúdo para o site www.conde15.com.br.

Coordenação da equipe formada por 1 subeditor, 5 repórteres e 2 fotógrafos que faziam o acompanhamento diário do candidato.

Supervisão e edição dos 27 jornais regionais de campanha.

Assessoria de imprensa.


PALESTRAS E CURSOS

* Palestrante no 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido em São Paulo, pela Abraji. Tema: O mercado de jornais populares - julho de 2012

Palestrante no 5º Encontro de Jornais Populares, da SIP, em Cartagena das Índias. Tema: Como formar equipes de jornais populares– setembro de 2011

APG Sênior Amana-Key.Realizado entre os dias 22 e 26 de fevereiro, no Advance Center da Amana-Key, em Cotia (SP). Carga horária: 50 horas

Curso on line de “Investigação sobre Gastos Público”, realizado pela Associação Contas Abertas e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo”, concluído em 2009. Carga horária: 40 horas.

Master em Jornalismo-Gestão de empresa de comunicação (março a julho de 2008), promovido em parceria do Instituto Internacional de Ciências Sociais e a Universidade de Navarra, Espanha), em São Paulo.

Curso sobre implantação de mudanças de gerenciamento nas redações multimídias – Ifra Newsplex (Universidade da Carolina do Sul – EUA). 18 e 19 de outubro de 2007

Curso “A Convergência das Midas e Novas Ferramentas da Internet para Jornalistas” – 11 a 13 de julho de 2007 – Professor Ramón Salaverría, da Universidade de Navarra (Espanha).

Participação do 2º Fórum Nacional de Gestão por Valores – Salvador, 26 e 27 de abril de 2007. Carga horária: 10 horas.

Palestrante do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2007, na Faculdade Cásper Líbero (SP).

Treinamento de Liderança situacional, promovido pelo jornal A TARDE. Salvador, 21 e 28 de outubro de 2006. Professor: Peter Barth. Carga horária: 16 horas.

Curso online de “Reportagem Auxiliada por Computador (RAC)”, realizado entre abril e maio de 2004, através do Centro Knight para Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin (EUA).

Especialização em Comunicação Jornalística, na Universidade Cândido Mendes. Tema do trabalho final: “Rompendo o cerco aos jornais popula-res”. Conclusão: 2002

Bacharelado em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo impresso, no Centro Unificado Profissional (CUP), em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Posteriormente a faculdade foi transformada em Faculdade da Cidade, onde cursei os últimos períodos. Formatura: 1983


ESCOLARIDADE

Pós-graduação em Comunicação Jornalística (jornais populares) na Universidade Cândido Mendes (RJ)

Formado em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo impresso, no Centro Unificado Profissional/Faculdade da Cidade (RJ)

Ginásio e Científico no Colégio Pedro II

Primário na Escola Pública República da Colômbia

Quatro anos do curso de inglês no CC.A,A

Curso básico de HTML, concluído no Laboratório de Informática do Museu da República.

Dados pessoais
Nascimento: 08/06/1962 - Rio de Janeiro
Casado, pai de três filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário