quarta-feira, 6 de maio de 2009

Resgate

Minha avó materna, Cacilda de Lourdes Novais de Oliveira, me ensinou a cantar quatro versos de uma música, quando eu era bem pequeno. Há dias tento me lembrar da letra, o que aconteceu hoje. Fiz uma busca na internet e encontrei um poema de Francisca Júlia (1874-1920), nascida em Eldorado, São Paulo, cujas duas primeiras frases são idênticas e as duas seguintes são bem parecidas. Transcrevo Paixão pela dança! com dois objetivos: lembrar minha vó e tentar descobri se o poema foi mesmo transformado em música e quem o teria gravado.

Nunca vi tal paixão pela dança.
Quando no salão se encontra um bom par.
O corpo se enverga com meiguice e balança.
Saciando o prazer de tanto bailar!
Vivendo no som da melodia e acompanhar.
Quando eu morrer se no céu for chegar.
São Pedro que na porta encontrarei.
Perguntara o que fez no mundo? Pode falar.
Não fiz nada mal: só dancei! Dancei! Eu bailei...
Bailar é bom e faz bem ao coração.
Elevada de tanto bailar com anjos pude encontrar.
Bailei...dancei! Dancei mesmo assim fui absolvida.
Com os anjos continuei a bailar em nuvens perfumadas.
Pela dança vivi incógnita um bom tempo entretida.
Nada se vê porem se pode sentir a leveza da dança.
Lá fiquei um bom tempo a bailar até a nova vida voltar.
Sentindo o sublime perfume do belo jasmim.
Trazer o bom e belo a nova vida que fui encontrar.
Perfumes e poesias e trovas toda beleza que lá encontrei enfim.
Tudo isso é bailar com corpo e com os olhos.
Bailar dançar não é pecado! Sem malicia e com pudor.
São enlevos que pessoas compartilham com a bela melodia.
Acompanhada de amizade respeito, paz, alegria e amor.
Revertendo em alegria o sofrimento que se passa no dia a dia.
Por essa razão vou bailar irei dançar até o fim.
Buscando alegria paz amizade e harmonia.

Um comentário:

  1. Que interessante! Tb aprendi com minha mãe q aprendeu com minha avó q aprendeu com minha bisa uma valsinha com letra parecida."Nunca vi tal paixão pela dança,num salão onde encontro um bom para.Não suspiro não paro e não canso,a dançar, a dançar,a dançar.Quando a festa já vai terminando e os convivas vão se retirando, nos passinhos de casa eu ainda, ainda danço,ainda danço, ainda danço.

    ResponderExcluir