quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Contrastes


A capa de hoje de A TARDE mostra contraste interessante sobre o que nos dá orgulho e nos envergonha. A escolha das fotos, dos títulos, das palavaras. Tudo pensado para ser simétrico. Trabalho de equipe que arrancou elogio de designer com atuação em vários países (ver midiamundo.com de 31 de agosto). A edição mereceu nota 10 do blogueiro Eduardo Tessler. Este trabalho foi realizado depois das 21 horas por mim, os designers Axel Augusto e Vado Alves e o editor de fotografia Carlos Casaes.

Dos diversos elogios que recebemos dos leitores, escolhi um que me emocionou. Foi de Ana Behibak. Eis o que ela escreveu: "Mensagem: Gostaria de parabenizar o Jornal A Tarde ao tempo em que externo a minha satisfação ao ver a capa de hoje, 31 de agosto, fazendo o justo contraponto entre o Brasil da Fabiana Murer, o Brasil do Orgulho, a nação de cabeça erguida e aplaudindo de pé, e o Brasil da deputada Jaqueline Roriz, o país da vergonha, da corrupção e do império da impunidade e da falta de ética, de atitudes covardes, a nação de cabeça baixa, o Brasil rebaixado e profundamente envergonhado diante do mundo. Gostaria de dizer, que esta capa de A Tarde logrou trazer-me algo de alento, me senti representada nos meus sentimentos, a capa disse tudo o que está embargando a garganta de milhares de brasileiros, que como eu, vive à duras penas mas garante o sustento dignamente com o suor do próprio rosto, e que consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente à noite, com a consciencia e as mãos limpas, só posso dizer MUITO OBRIGADA. Senti orgulho de ver a coragem de um jornalismo sério e sem amarras, comprometidos com a verdade, acima de tudo. Parabéns!"

A única critica que tivemos veio de um ex-funcionário de A TARDE, Vitor Pamplona:  "Meu protesto: Fabiana Murer não merecia esta comparação. O caso Jaqueline Roriz não representa um campeonato mundial de corrupção. Por essa dimensão equivocada, editorialmente, a capa é um desastre".

Não concordo, mas respeito toda e qualquer opinião.