segunda-feira, 31 de agosto de 2009

2ª Guerra Mundial

Questões tecnológicas à parte, os jornais usavam conceitos como capas temáticas há bem mais tempo do que imaginamos. A TARDE, há 70 anos, anunciou a eclosão da Primeira Guerra Mundial em duas edições.

No primeiro clichê com"serviço extrangeiro directo e exclusivo da Associated Press" publicou a foto de arquivo, mostrando "uma vanguarda do exercito alemão" invadindo território inimigo. Aqui é que ficam evidentes os problemas tecnológicos, a foto usada era da invasão ao território francês, em 1914, na 1ª Guerra.

No segundo clichê, entraram três fotos: um boneco de Roosevelt, uma vista da cidade de Dantzig, onde começou a invasão, que parece ter sido tirada de um livro e uma foto reunindo Mussolini e Chamberlain.


Divirtam-se com esta viagem no tempo.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Edições econômicas

Os jornais Zero Hora (RS) e A Notícia (SC) lançaram edições econômicas/compactas para atender leitores com menor poder aquisitivo e enfrentar a concorrência, que tem preço mais baixo. Os lançamentos foram em fevereiro e julho deste ano.

O que parece inovador, porém, se baseia que defendi em 2005, no Observatório da Imprensa, e foi tema da coluna do designer Ary Moraes, na Revista Imprensa.
Não ganhei nem um obrigado.
O texto que fiz pode ser lido no endereço: http://bit.ly/jornais

sábado, 1 de agosto de 2009

Aniversário (23/09/2008 )

Que todas as bocas se abram para gritar, protestar, denunciar, e também exaltar as coisas boas – o amor, a vida, os filhos, o mar...– num tempo/convenção que só passa para quem quer.

P.S - Para minha querida filha Bárbara.

Outros séculos neste século
(30/07/2008)

A energia elétrica chegou em 1988, no distrito de Saco do Capim, em Irará, Bahia. O lavrador Pedro Cerqueira, que passara 54 anos de vida no escuro, ficou de olhos abertos na primeira noite longe das trevas, namorando a lâmpada acessa.

Nos 20 anos transcorridos entre a descoberta da luz e o jorro da água em sua torneira, ele viu um a um de seus 10 filhos deixar a pequena casa com paredes de estuque para se aventurar na capital.

Hoje, pela primeira vez, tomou banho de chuveiro. E as lágrimas se misturaram com a o líquido que vem direto da cisterna financiada pelo governo.

Clareando (27/05/2008)

Mulheres bonitas, dois vendedores gays oferecem produtos e se oferecem, crianças rolam na areia, um barrigudo pesca peixes menores do que piabas feliz da vida. O mar puxa. Tudo isso emoldurado por um céu lindo e colorido, com nuvens que tentam se infiltrar, mas só conseguem clarear um pouco o azul.

Gotas (27/05/2008)

A morena que sai do mar, no Porto na Barra, não deve nada às deusas. As gotas que escorrem em seu corpo tentam retardar a descida para aproveitar um pouco mais aquela pele. Quanto a mim, ao vê-la se afastar, fecho os olhos, na tentativa de aprisioná-la para sempre na memória .